A aposta nos vídeos

Moringa
3 min readJul 22, 2021

--

Recentemente, o mundo das redes sociais foi balançado pelo anúncio do head do Instagram de que o app não é mais voltado para o compartilhamento de fotos, e sim de vídeos. A tendência já estava presente desde o lançamento dos Reels, formato de vídeos curtos inspirado no TikTok, e deve se consolidar agora através da exibição dos vídeos em tela cheia, da recomendação de novas contas que entregam esse tipo de conteúdo e do estímulo a experiências imersivas.

A novidade é uma tentativa de surfar na onda de sucesso do aplicativo chinês TikTok e seus vídeos de 15 ou 60 segundos, que aparecem em tela cheia e têm alto poder de atração e retenção dos usuários. O foco em entretenimento, com conteúdos engraçados ou dancinhas estimuladas pelos challenges, parece ser um dos segredos para manter a atenção de quem navega pela rede.

Uma pesquisa da GlobalWebIndex, consultoria de dados digitais, mostrou que 48% dos usuários do TikTok entram na plataforma para ver vídeos engraçados, contra 42% do Instagram e 36% do Facebook. Outro grande tema de importância são as atualizações de outros usuários, que motivam 47% das pessoas que usam o TikTok, contra 43% do Instagram e 40% do Facebook.

O interesse na atividade de outros usuários indica o potencial para o surgimento e o crescimento de influenciadores digitais.

O sucesso não demorou a motivar outras plataformas a adotarem formatos parecidos. O Instagram criou primeiro os Stories e depois os Reels, o YouTube, os Shorts, e mais recentemente até o Pinterest incorporou o recurso Idea Pins para que os usuários produzam vídeos com transições e edições criativas.

E assim as plataformas competem pela atenção e tempo de tela dos usuários, buscando atender uma demanda de conteúdos mais dinâmicos, de rápido consumo e facilidade de acesso por celular.

E as marcas? Como podem se posicionar?

O investimento em conteúdos em vídeo deve ocupar um lugar de destaque nas estratégias de marketing das marcas. Mas há desafios a superar. Uma vez que a propagação espontânea de conteúdos de marcas deve se tornar mais difícil, vai ser essencial mostrar criatividade, assertividade, relevância e abusar das parcerias com criadores de conteúdo e influenciadores digitais.

As campanhas podem ser favorecidas com o maior awareness e engajamento que esse formato permite. A base de seguidores também pode sair ganhando com a função de recomendação, que leva o conteúdo para usuários que se identifiquem com a marca. Se os vídeos viralizarem, então, aumentando o alcance orgânico das publicações, a imagem da marca pode sair muito fortalecida diante do público.

Você quer firmar a presença em vídeo da sua marca nas redes sociais? Fale com a gente. Podemos apresentar estratégias efetivas e criativas para produzir conteúdos que farão a diferença para o seu público.

Fontes:

Como o TikTok deixou de ser um passatempo adolescente e virou coisa de gente grande

Chefe do Instagram diz que app não é mais voltado para compartilhar fotos; rede deve ficar mais parecida com TikTok

A “tiktoketização” das redes sociais

Como as mudanças no Instagram impactam as marcas

--

--

Moringa

Somos uma agência de várias culturas, várias línguas, várias formas de pensar, agir e ser.