Moringa

Sep 22, 2021

6 min read

Em qual tendência vale apostar no pós-pandemia?

A pandemia de covid-19, que eclodiu em 2020, foi um abalo sísmico que catalisou diversas mudanças no modo como vivemos, com consequências que vão muito além dos efeitos do novo coronavírus na saúde.

Num primeiro momento, a adoção das medidas de distanciamento social e o fechamento do comércio fizeram com que as pessoas perdessem de imediato alguns rituais cotidianos, como saídas a bares, cinemas e encontros com amigos. Mas isso pareceu pequeno diante do impacto na economia, do aumento do desemprego e, consequentemente, da fome.

Agora, com o grande avanço da vacinação no mundo e também no Brasil, a perspectiva é de retomada da economia. E o controle da pandemia já começa a despontar como uma luz no fim do túnel, apesar das novas variantes.

Ainda assim, é pouco provável que voltemos à vida exatamente como era antes. O fato é que algumas mudanças vieram para ficar. A questão da saúde mental, por exemplo, que já era uma tendência antes, invadiu o mundo corporativo e agora já ocupa um lugar central nas estratégias de recursos humanos das empresas.

Mas não para por aí. Confira a seguir algumas das tendências que devem continuar no pós-pandemia!

  • Compre do comércio local: os consumidores estão repensando seus comportamentos de compra e escolhendo apoiar o varejo local, que possui práticas mais éticas e sustentáveis. Isso também vale para a tecnologia, com a tendência do uso de softwares de desenvolvedores locais em detrimento das gigantes.
  • Aceleração da transformação digital: a inserção dos negócios na internet, com e-commerce e redes sociais, não é nova, mas a pandemia trouxe a aceleração de um processo já natural. O investimento nos canais digitais deve seguir aumentando, para aprimorá-los. A inclusão digital de pessoas que nunca ou pouco tiveram contato com o e-commerce deve ser considerada.
  • 5G: o uso dessa tecnologia deve avançar aos poucos, à medida que os celulares das novas gerações forem mais acessíveis.
  • Fake news: para combater a disseminação de notícias falsas, é preciso investir, entre outras iniciativas, na alfabetização de dados. Um problema de escala global, a pandemia de covid-19, trouxe os dados para o centro da conversa. Saber representá-los e interpretá-los de forma correta evita o surgimento de teorias da conspiração.
  • Novos formatos na TV: o aparelho ainda é o centro da casa, mas está se transformando com novos formatos de inserções, que vão além dos tradicionais formatos de 30" e 1 minuto. Cada vez mais, vemos branded contents e merchandising para inserir a marca e o produto numa narrativa sem interromper a programação.
  • Força da cultura gamer: a quarentena ajudou a impulsionar esse universo como mais uma forma de entretenimento (principalmente os party games). Vemos também um aumento no número de mulheres gamers num ambiente ainda machista. Também deve haver parcerias de marcas e artistas com games e plataformas de streaming.

Seja em que área da vida for, o novo normal veio para ficar. Quem souber se adaptar a essas tendências e encontrar as melhores formas de se posicionar nesse cenário tem tudo para seguir relevante e continuar crescendo.

Está em busca de uma nova estratégia para fazer sua marca prosperar no pós-pandemia? Nossas cabeças estão atentas às transformações da sociedade e prontas para formular a solução que você precisa. Fale com a gente.

Fontes:

Marketers Toolkit 2021

Can we forget about gamification once and for all?

Agenda 2021 Delloite

Dentsu Collective Trends

Fjord Trends 2021

Technology, Media and Telecommunications 2021

Somos uma agência de várias culturas, várias línguas, várias formas de pensar, agir e ser.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.